Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com

domingo, 21 de setembro de 2014

Dia 26: Bahia Blanca - Argentina



Vigésimo sexto dia: Bahia Blanca, Argentina
Sétimo dia da volta ao lar.

21 de setembro de 2014 – Domingo
Total até agora = 9.598,7 Km
Total hoje = 0 Km

Levantei cedo como de costume e me preparei para sair, paguei o hotel e desci com as coisas para colocar na moto, mas esta não quis pegar e não havia no hotel ou em qualquer lugar alguém que soubesse como me ajudar, pois, além de domingo, hoje, 21 de setembro, é o início da primavera e aqui há a tradição de comemorar o início da primavera com churrasco entre os amigos, saída para passeios, shows, etc.
Fui ao posto YPF aqui do lado do hotel e comprei por 125 pesos um cabo feito na China para fazer ponte com um carro e dar carga na bateria, técnica que funcionou bem antes. Consegui um hóspede que me ajudou ligando o seu carro a minha moto pelo cabo, mas não funcionou. Busquei ajuda no posto de combustível aqui do lado e os funcionários se mostraram muito prestativos ligando para vários amigos e conhecidos mecânicos, eletricistas e donos de oficina, mas em virtude de ser domingo e das comemorações pelo início da primavera, não obtiveram êxito em sua busca. Ao retornar ao hotel, pedi a funcionária Fernanda que me ajudasse e esta também telefonou para vários conhecidos e mandou mensagens pelo celular, até que conseguiu um, Mariano, que respondeu positivamente e veio de carro ao hotel com o filho pequeno e um amigo me ajudar.
Não acreditando que o problema fosse à bateria, fez vários testes e também tentamos dar carga com o cabo, após muito tempo, acabou se convencendo que a bateria estava com problemas, mas acreditava que não encontraria outra aqui em Bahia Blanca, somente em Buenos Aires e que hoje, domingo e com as comemorações do início da primavera, pior ainda. Por fim, descobriu que o cabo que eu comprei não funcionava, pois, não passava corrente e com minha autorização, desmontou e montou novamente o cabo, de modo que agora tinha certeza que a corrente passava, mas a carga da bateria estava muito baixa e não pegou. Saímos juntos no seu carro para ir a alguns grandes estabelecimentos, como o Walmart, na tentativa de conseguir alguma bateria de moto que servisse pelo menos para chegar a Buenos Aires, mas não achamos. Já por volta de quase 13:00h. se propôs a levar minha bateria para dar uma carga em sua casa, traria carregada no final da tarde, só que está escurecendo por volta de 19:00h. e são mais de 700 km até Buenos Aires e eu não consigo enxergar bem a noite para dirigir ou pilotar, de modo que, preferi deixar para amanhã, pois, hoje não havia mais nada para fazer. Antes de ir, sabendo que amanhã não poderia me ajudar em virtude de compromissos de trabalho, conseguiu acertar com um amigo para amanhã pegar minha moto aqui no hotel com um carro e levar para a oficina para tentar consertar ou pelo menos fazer pegar e permitir a chegada a Buenos Aires. Hospedei-me novamente no hotel e depois a funcionária Fernanda ligou para meu apartamento para me informar que amanhã às oito da manhã passaria o carro para levar a minha moto até a oficina. Apesar de muita insistência minha, Mariano recusou-se a receber qualquer pagamento e ainda queria que eu aceitasse participar das comemorações da primavera com ele e sua família comendo um churrasco que faria em sua casa, mas educadamente recusei. Impressionante como os argentinos que encontro durante todo o transcorrer desta viagem são educados, prestativos e querem muito ajudar, alterando mesmo suas atividades normais, parando tudo que estão fazendo, para prestar ajuda a este viajante do Brasil. Nota dez + para este povo que faz minha estada aqui ser tão gratificante.
Fiquei triste. Não sei as consequências que este problema poderá ter no prosseguimento desta viagem de moto, mas pelo menos consegui chegar ao meu destino e este problema ocorreu na volta e não na ida. Tenho de repensar estratégias para viagens muito longas, pois, o desgaste do veículo após mais de 7.000 quilómetros rodando sem parar é muito alto e por mais que possamos nos precaver, não é possível saber o  que exatamente dará defeito ou precisará ser reposto e não é possível levar uma segunda moto desmontada para peças de reposição, mas mesmo se fosse, ainda necessitaria de alguém com conhecimento técnico especializado capaz de desmontar e montar a moto após identificar corretamente o problema e sua solução. Com um carro de apoio poderia levar mais coisas, mas além de encarecer mais a viagem, persistiria a questão de levar uma segunda moto desmontada e alguém com conhecimento técnico em reparação, o que não é algo facilmente praticável.
Após este longo percurso, tenho este problema com a bateria e o pneu traseiro já está apresentando um desgaste acentuado na banda de rodagem, de modo que precisará ser trocado. Eu pensava em fazer uma revisão e trocar o óleo, a bateria e também o pneu traseiro na concessionária Harley-Davidson em Buenos Aires ou em alguma grande oficina própria para tal nesta cidade, mas a situação está complicando meus planos iniciais. Quanto ao óleo do motor, apesar da quilometragem rodada e de ter somente completado e nada mais, mostra-se com viscosidade adequada e penso que daria para retornar ao Rio de Janeiro – Brasil sem maiores problemas, o mesmo já não posso dizer sobre o pneu traseiro, cujo desgaste me preocupa em virtude do inúmeros quilómetros que ainda faltam até poder chegar a minha casa, ao meu lar.
Como não tinha o que fazer, dormi um pouco para relaxar e após, fui ao shopping aqui perto almoçar no McDonald’s por 55 pesos um combo de Big Mac com batata-fritas e Coca-Cola. Faça as contas para ver quanto isto dá. Converta o Real em dólares e depois o dólar em pesos pelo cambio de um dólar igual a 14 pesos.
Aliás, falando em cambio, não vale a pena vir hoje à Argentina trazendo pesos do Brasil e mesmo Reais ou cartões de crédito. Praticamente as pessoas e estabelecimentos ainda não usam cartão de crédito, pelo menos não igual ao Brasil e tudo é preferivelmente ou unicamente pago em dinheiro vivo. Fico espantado quando vou abastecer a moto e o frentista tira de seu bolso uma carteira com quatro a seis centímetros de largura só de dinheiro em notas, para me dar o troco. Nunca tinha visto isto, nem na época em que no Brasil os postos de combustível não aceitavam cartões de crédito.
O peso na cotação oficial está a oito e alguns centavos por cada dólar, mas isto é uma fantasia, ninguém trabalha mesmo com o peso a este preço em relação ao dólar. No interior da Argentina, pelos lugares onde passei, normalmente se faz o cambio a 10 pesos por dólar, mas já me ofereceram a 12 em vários lugares. Minhas últimas trocas de dólar por peso foram todas a 14 pesos por dólar. Existe o blue, que é o mercado paralelo do dólar e neste o dólar está custando 14 pesos e alguns centavos, mas já me informaram que em Buenos Aires se consegue trocar a mais de 15. Pelo que escuto aqui, parece que o melhor lugar para trocar, após pesquisar os melhores preços, é na cidade de Buenos Aires em lojas localizadas no térreo, evitando-se por segurança subir para outros andares quando for fazer a troca.
Um lanche no McDonald’s composto por um combo de Big Mac, coca-cola e batatas fritas sai por 55 pesos, à maioria dos bons restaurantes onde tenho jantado, restaurantes com um bom nível e bom serviço, também uma decoração bonita e de bom gosto, servindo uma refeição acompanhada de vinho e água mineral com gás para uma pessoa tem me saído a cerca de 150 pesos. Os bons hotéis, de um padrão elevado e bom gosto, em cidades maiores ou turísticas, tem me saído por cerca de 600 pesos, já em cidades menores, sem vocação turística e apesar de terem um padrão bom, serem mais simples, tem me saído por cerca de 400 pesos. Resumindo, para nós brasileiros, hoje, está saindo de graça às coisas aqui na Argentina.

2 comentários:

  1. Lander Moraes

    19 de set (Há 2 dias)

    para mim
    Bom dia,

    Mandei a postagem abaixo. Caso não apareça pra vc, tô mandando para vc mesmo publicar.

    Abç,

    Agora sim posso perceber o estilo Dr Silvério de escrever, não é apenas um diário de bordo e sim uma abordagem humanista da expedição e uma análise das motivações e desmotivações que levam uma pessoa a seguir um sonho ou desistir deles antes mesmo de começar. Espero poder ler no Blog outras considerações como esta que nos mostra realmente como é enfrentar esse tipo de desafio ou outro qualquer que a vida nos apresenta. A propósito, gostai da propaganda da Harley, me deu até vontade de comprar uma, só não esqueça de cobrar o "jabá" deles quando vc for tomar aquele café no 0800 lá na loja da Barra. Abç

    ResponderExcluir
  2. Nobre amigo e mestre Silvério, como é prazeroso poder acompanhá-lo em sua grande aventura, mesmo que apenas de forma textual e fotográfica. Fico encantado não somente com os fatos narrados, mas também com sua bravura em enfrentar sozinho tantos desafios e possibilidades para concretizar mais um dos seus sonhos. Meus parabéns por mais esse feito! Estou na torcida para que consiga arrumar sua pantera vermelha e que viaje em segurança no retorno ao seu Rio de Janeiro que tanto ama. Abraço forte do seu fã!

    ResponderExcluir